Implantodontia

O QUE É IMPLANTE DENTAL?

 

O implante constitui-se basicamente na introdução cirúrgica de um parafuso de titânio no osso alveolar(maxilar ou madíbula). Este parafuso substitui a raiz do dente, por isso chamado de "raiz artificial". 

É nele que se fixa a prótese dentária. O implante, proporciona conforto e eficiência na mastigação e na fala de forma bastante similar aos dentes naturais, além de devolver beleza ao sorriso e qualidade à saúde bucal.

 

 

PRA QUEM É INDICADO O IMPLANTE?

 

Esteja faltando um ou mais de seus dentes;

Seu crescimento maxiliar esteja completo;

Sua prótese removível não esteja confortável e/ou esteticamente adequada.

Falte estabilidade e retenção em sua prótese removível;

Sua prótese o deixe inseguro.

Tenha dificuldade na mastigação,

Necessite de auxílio nos movimentos dos tratamentos com aparelhos odontológicos.

 

FINALIDADE DO IMPLANTE

 

Recuperar a função dos dentes e a beleza do sorriso, preenchendo espaços de dentes ausentes, condenados ou próteses removíveis e fixasm quando estas por algum motivo desagradam ao paciente;

Melhoria na qualidade da mastigação: com o implante a sobrecarga em dentes remanescentes diminui;

Frear a reabsorção óssea: o osso alveolar sustenta os dentes para permitir a mastigação. Quando a pessoa perde um ou mais dentes, esse osso perde sua função e é reabsorvido pelo organismo. Ocorrendo a reabsorção, as consequências estéticas e funcionais debilitam progressivamente a mastigação e a arcada dentária.

 

 

 

FASES DO IMPLANTE

 

1. Exames clínicos e diagnóstico

Nessa fase será avaliada a sua história clínica e efetuados exames complementares.

 

2. Cirurgia para instalação do implante.

É um processo simples e particular a cada tipo de tratamento e paciente. Iremos orientar-lhe sobre cada passo desse procedimento.

 

3. Pós-operatório

A recuperação de um implante dentário é muito rápida. Informaremos todos os procedimentos para que a sua recuperação ocorra de forma eficiente e sem dor.

 

4. Moldagem, confecção e instalação da prótese dentária

Podem ser feitas imediatamente após a instação dos implantes ou de 3 a 6 meses após a fase cirúrgica, dependendo do tipo de osso e do local do implante.

 

5. Manutenção e higienização bucal.

A manutenção e a higienização adequadas são fundamentais para o sucesso do implante. O implantodontista Fabrício José Araújo orientará qual é a melhor forma de cuidar da sua prótese. Mas vale lembrar que uma correta higienização bucal e visitas periódicas ao dentista são essenciais.

 

IMPLANTES IMEDIATOS

Paciente do sexo feminino, usuária de prótese total inferior. Foi realizada a colocação de 5 implantes no arco infetior e instação e uma prótese fixa em menos de 24 horas após cirugia.

Panorâmica Inicia - Planejamento - Colocação de 5 implantes

Acompanhamento de 6 meses - Estética final - Acompanhamento de 1 ano. Estética inicial - Estética final.

 

PERGUNTAS E DÚVIDAS FREQUENTES

 

O que é Implantodontia?

Implantodontia é a especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função de mastigação e estética perdidas, devido a ausência de um ou mais dentes, através de "pinos" confeccionados em titânio puro, com roscas externas semelhantes a um parafuso. Estes pinos de titânio são instalados cirurgicamente dentro do osso maxilar ou mandibular para funcionar como uma raiz dentária. Sobre o implante dentário será fixada uma coroa protética substituindo os dentes perdidos. É um tratamento definitivo, não havendo necessidade, na maior parte dos casos, troca ou remoção.

 

Como saber se eu sou um candidato para tratamento com implante?

Em qualquer situção que houve perda de um, vários ou mesmo todos os dentes; em caso de insatisfação com mastigação, próteses mal adapatadas, esteticamente desfavoráveis, ou outras situações que podem ser discutidas com o nosso especialista: Dr. Fabrício José Araújo.

 

Quais exames são necessários para realizar a cirurgia de implante?

São feitos exames radiográficos (panorâmica e periapicais), tomografias computadorizadas da região da saúde geral do paciente com exames de sangue.

 

A instação de implante é dolorida?

Não. Todo processo é realizado sob anestesia local ou, em alguns casos, sedação consciente.

 

Quanto tempo demora uma cirurgia de implante dentário?

A instalação de um iomplante dentário demora aproximadamente 25 minutos, contudo pode variar de acordo com a complexidade do caso e a necessidade de procedimentos adicionais, como os enxertos (quando não há quantidade de osso suficiente).

 

Eu vou ficar sem dentes durante o tratamento?

Durante o seu tratamento, o implantodontista poderá ter condições de colocar um provisório, que será usado durante o período de osseointegração dos implantes dentários.

 

Qual a taxa de sucesso do tratamento de implante dental?

Há deiversos fatores que influenciam o resultado final da cirurgua de implante, porém, quando em condições normais, o sucesso no procedimento ocorro entre 95% e 98% dos casos.

 

Como devo cuidar dos meus implantes?

Os cuidados são praticamente os mesmos que são realizados com os dentes naturais, através da escovação, fio dental, e antisépticos bucais. Para casos de prótese total, deve-se realizar uma higienização tanto da prótese como dos implantes. É importante a visita regular ao consultório odontológico para avaliações de rotina.

 

IMPLANTODONTIA A SERVIÇO DA QUALIDADE DE VIDA

A odontologia vem se desenvolvendo a cada dia e sem dúvida nenhuma a Implantodontia é o carro chefe desse desevolvimento.

É de suma importância que o paciente procure um profissional especializado, de acordo com a sua necessidade de cada tratamento, e principalmente na área da implantodontia, na qual o paciente é submetido a procedimentos cirúrgicos.