Pediatria

PARA O BEBÊ?


Você sabe a hora certa de iniciar os cuidados odontológicos para seu filho?
Será quando "nasce" o primeiro dente?
Ou quando todos já estiverem na boca?
Ou será só quando começar a "nascer" os permanentes?

Estas são dúvidas frequentes entre os pais, porém, o que muitos não sabem e nem são orientados é que a odontologia deve ser iniciada na vida intra uterina, pois é nesta faseda vida do bebê que a mãe esta mais propícia para receber e acatar as orientações. Ser orientada quanto à amamentação natural exclusiva, sempre que possível, até os 6 meses, para induzir a formação óssea adequada da face, levando a uma respiração adequada e futura formação postural da criança.

Saber que é importante evitar a mamadeira sempre que possível, trocando por copos e colheres, e que as bebidas não devem ser adoçadas. Na época da erupção dos dentes evitar as mamadas noturnas e estimular a mastigação sólida e variada pois ajuda no desenvolvimento do bebê.

Assim como a mamadeira a chupeta também deve ser evitada, principalmente após os 02 anos de idade, onde ela já não é precisa para suprir nenhuma necessidade da criança e passa a trazer problemas na sua formação óssea. Quanto a higienização, boa informação é primordial na aquisição de hábitos saudáveis, onde o cirurgião dentista odontopediatra saberá orientar e indicar o melhor método a ser realizado de acordo com a idade do bebê.

Porém, de nada adianta saber tosos os cuidados com a saúde bucal do bebê sem cuidar da sua própria saúde bucal, pois a principal fonte de transmissão de microorganismos é a mãe, pelo até de limpar a chupeta com a própria saliva e o beijo na boca por exemplo. Saber os cuidados com a saúde bucal antes mesmo que o seu filho venha a nascer é de suma importância para evitar problemas futuros, não só como a cárie, mas

também como a formação óssea, postural e permitir que ele tenha uma vida saudável e feliz.