Ortodontia

TRATAMENTO ORTODÔNTICO


O que é ortodontia?

Ortodontia é o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas é "má oclusão", que significa uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores. A Ortodontia visa a harmonia entre os dentes, lábios e ossos maxilares, proporcionando um equilíbrio adequado.


Quando procurar um especialista em Ortodontia?

Um especialista deve ser procurado a partir da dentição de leite completa ou em qualquer fase da vida adulta. A partir dos 4 anos já é possível detectar problemas na mordida e iniciar um tratamento com técnicas próprias para a idade. Nesta idade é comum observarmos problemas relacionados à respiração bucal, hábito de chupar o dedo ou chupeta, interposição da lingua(falar projetando a língua para fora ou interpor

a língua no meio dos dentes durante a deglutinação). O exame precoce de uma criança permite que o ortodontista avalie e detecte possíveis

problemas ortodônticos ou ortopédicos (esqueléticos), e possa planejar algum tratamento, se necessário.


A ortodontia pode tratar pacientes adultos?

No passado, o tratamento ortodôntico estava relacionado às crianças. Entretanto, o processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade e com isso os adultos também podem se beneficiar com o tratamento ortodôntico.


Porque buscar um correto alinhamento dos dentes?

Considerando o contato adequado entre os dentes superiores e inferiores, o correto posicionamento dos dentes contribui para uma melhor mastigação.


Dentes mal posicionados ou que não se encaixam direito são difíceis de conservar limpos e consequentemente,

estão mais suscetíveis à ocorrência de cáries, doenças da gengiva

e perda dentária. Eles também causam uma sobrecarga nos músculos da mastigação, o que pode acarretar dores de cabeça,

dores na regiçao das costas, pescoço, ombros e ouvidos.


A auto-estima d euma pessoa frequentemente melhora à medidad que os dentes, lávios e face são conduzidos a uma harmonia.

Neste caso, o tratamento ortodôntico pode beneficiar o sucesso social, profissional, bem como melhorar a atitude de uma

pessoa com relação à vida.


Qual o tempo da duração de um tratamento ortodôntico?

Para cada paciente, construímos um plano de tratamento individual de acordo com o diagnóstico, o tipo de tratamento envolvido e a sua cooperação no processo. Em alguns casos, o tratamento poderá terminar antes do prazo previsto e em outros, poderá levar mais tempo para finalização.


O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?

Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doenças periodontais(perda de osso em volta dos dentes) devido à dificuldade de higienizar os dentes quando eles não estão bem alinhados. Dentes protuídos(dentes para frente são mais suscetíveis a traumas e fraturas. Dentes desalinhados podem prejudicar a auto-estima do indivíduo. Dores musculares, dores na face e outros problemas funcionais podem ocorrer devido à falta de tratamento ortodôntico.


DICAS DO NOSSO ORTODONTISTA DR. BRUNO FERREIRA PARA QUE SEU TRATAMENTO SEJA UM SUCESSO


Compareça sempre às consultas agendadas, para a manutenção de seu aparelho.


O uso do aparelho ortodôntico exige cuidados maiores com a higiene bucal. Nós lhe acompanharemos durante

todo o tratamento e daremos as orientações necessárias para a boa conservação e limpeza de seu aparelho.


Procure sempre cumprir as orientações recomendadas sobre os cuidados com a alimentação, para que não se quebre

ou danifique seu aparelho ortodôntico.


Lembre-se a sua colaboração é fundamental para que o tratamento seja bem sucedido. O tempo de duração do tratamento ortodôntico depente muito de você.


Veja também: