Periodontia

HALITOSE


Conheça as causas e soluções deste problema tão comum e muitaa vezes tão constrangedor.Detecte e fique livre da Halitose.

A Halitose, mais conhecida como " mau halito", é um indicador de que algo errado está acontecendo. Segundo a ABPO ( Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais), aproximadamente 40% da população sofe com esse sintoma, que pode causar ddificuldades nos relacionamnetos afetivos, sociais e no trabalho.

Quantos momentos agradáveis não são comprometidos pelo mau hálito? Quantas vezes não sabemos o que fazer diante de alguém que tem mau hálito? conheça o problema e evite situações constrangedoras.


CAUSAS E SOLUÇÕES:


PROBLEMAS BUCAIS


A má higiene bucal é a principal causa da halitose porque partículas de alimentos e placas bacterianas se acumulam na boca, causando o mau hálito. escovar os dentes após as refeições, usar o fio dental e enxaguatórios bucais impedem que isso ocorra. O enxaguatório reduz a placa e limpa todos os cantos da boca, inclusive os mais difíceis, que a escova e o fio dental não conseguem alcançar. Outra medida simples e importante é limpar a lingua, para que a saburra lingual, aquela crosta branca que contém bactérias, seja eliminada. Quem usar prótese deve removê-la e limpá-la antes de recolocá-la. Ir ao dentista regularmente é essencial, faça um orçamento sem compromisso e tire também suas dúvidas sobre o assunto. Além da limpeza de remoção de tártaro, ele pode avaliar problemas bucais como gengivite, doença periondontal ou produção de saliva. A boca seca, causado pelo uso de alguns medicamentos ou por distúrbios gladulares, pode causar halitose, porque a saliva, que age como um detergente natural, não está cumprindo adequandamente seu papel.

HALITOSE MATINAL


Não se preocupe com a halitose matinal, que é natural. Durante a noite, há uma produção menor de saliva, permitindo que ácidos, bactérias e outras substâncias se deteriorem na boca. Uma boa higiene bucal antes de dormir, e ao acordar, resolve o problema.


ALIMENTOS E SISTEMA DIGESTIVO


Bebidas alcóolicas e alguns alimentos como alho, cebola e condimentos causam halitose passageira, que acaba quando todas as substâncias são metabolizadas pelo organismo.E ao contrário do que se imagina, problemas estomacais contribuem para a halitose porque, em situações normais, o esôfago impede que secreções e gases do estômago cheguem à boca. Se você consumiu tais alimentos, mais uma vez o enxaguatório bucal pode restaurar a refrescância e o bom hálito!


DOENÇAS


Algumas doenças do fígado, além de câncer, diabetes e problemas renais, podem causar halitose. em pacientes com diabetes não- controlado, a dificuldade na metabolização da glicose causa os chamados " corpos cetônicos", que são eliminados pela via pulmonar, causando o mau hálito. neste caso, somente o médico poderá indicar tratamento e controle adequados.


FOME OU REGIME


A hipoglicemia causada pela ausência de alimentação desencadeia o metabolismo das reservas lípicas do organismo, resultando, assim, como no caso do diabetes, em corpos cetônicos que são eliminados através da via pulmonar. Para evitar este tipo de hiatoso, o ideal é se alimentar a cada 3 horas.


DICA


Uma maneira eficaz para saber se você tem halitose é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar o ar pela boca e sentir o odor. Outra forma é perguntar a algupem de sua confiança como está o seu hálito. mais uma vez fica a dica, consulte regularmente seu dentista e fique livre de problemas como esses que podem ser resolvidos facilmente.