Endodontia

Endodontia é a especialidade da odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e cura com a remoção da polpa dental. A polpa dental é o tecido localizado no interior da cavidade do dente e é composta pela câmara pulpar e pelo canal radicular. O tratamento endodôntico é popularmente conhecido como "tratamento de canal".

A CAUSA

 

A cárie é a causa mais comum da inflamação pulpar. Dentre outras causas e fatores que podem levar a realização do tratamento endodôntico, podemos citar os traumatismos dentários, inflamação da polpa proveniente de infecção da doença periodontal, necessidade protética, abrasões dentários, entre outras.

OS SINTOMAS MAIS CARACTERÍSTICOS

 

Dor espontânea de forma latejante e que aumenta com o calor. Nesse caso a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgéfiscos não resolve. Já quando há morte da polpa e formação de abcesso(acúmo de pus), geralmente a dor é bem localizada e há dor ao mastigar. Além disso, ao se abaixar a cabeça tem0se a sensação de que o dente pesa.

O TRATAMENTO

 

Quando a polpa dentária encontra-se inflamada irreversivelmente, infectada ou necrosa, é necessário realizar o tratamento endodôntico. O tratamento endodôntico consiste em remoção da polpa dental do dente, modelagem do canal e obturação do espalo antes ocupado pela polpa. Após o tratamento endodôntico concluído, o dente necessitará de uma restauração ou prótese para voltar a sua forma e funções normais. É muito importante o controle radiográfico, segundo à Dra. Cristina Tami lamamura endodontista da clínica Fabrício Implantes, esse controle deve ser feito também seis meses após o tratamento da endodontia para avaliar o sucesso do tratamento.

A PREVENÇÃO

 

  • A prevenção é muito simples. Para evitar as doenças da polpa dental, siga as orientçaões da nossa especialista Dra. Cristina:

 

  • Faça higienização bucal adequadamente após todas as refeições. É muito importante o uso do fio/fita dental.

 

  • Tenha uma alimentação balanceada.

 

  • Faça visitas regulares ao dentista.

 

  • Evite o consumo excessivo de alimentos e bebidas açucaradas, principalmente entre as refeições. Ao ingerí-los, escove bem os dentes.

 

  • Troque sua escova toda vez que as cerdas perderem o formato original.